Lanchinho em perigo

Captura de Tela 2013-03-18 às 12.46.06Durante muito tempo vi imagens de fungos em caixas de alguns sucos de caixinha em perfis de amigos no facebook, mas nunca levei muito a sério (afinal, não acreditamos em tudo que sai por ai),  mas essa semana sairam várias reportagens falando sobre o suco ADES (abaixo alguns links para consulta).

Parece que além dos tais fungos nesses sucos de caixinha, agora saiu um lote de ADES maça com produto de limpeza. O caso é tão sério que além do recall, o produto foi proibido de ser produzido e comercializado.

Resolvi dar minha opinião a respeito desse assunto:

Quem nunca colocou um suco de caixinha na lancheira do seu filho que atire a primeira pedra.

Sou mãe e tenho algumas preocupações com a alimentação dos meus filhos, nada radical, muito pelo contrário sou bem tranquila. Eles não sabem o que é refrigerante, pois realmente não acredito que isso tenha algum beneficio para qualquer ser humano, para uma criança. Já me arrepiei em ver algumas mães colocando coca-cola em mamadeiras. AFF. Mas esse não é o ponto.

O que me incomodou nisso tudo, foi que na nossa cabeça, sucos são saudáveis, certo? Pois é, mas não sucos em caixinha.

Suco faz bem à saúde, isso já sabemos, certo? Mas com a correria do dia a dia e a facilidade de se “comprar saúde” em qualquer supermercado sem nem precisar guardar na geladeira, nos fez fazer escolhas erradas. Esses sucos de caixinha (não só o ADES e sim TODOS) contém um alto nível de sódio e muito açucar, ou seja, quando pedimos um suco desse e não uma coca cola por exemplo, estamos praticamente trocando seis por meia dúzia. Esses sucos são para emergência e não para ser consumido todos os dias. Eu sei disso e você também, mas na correria acabamos optando por esse tipo de bebida.

Eu não sou nutricionista e muito menos radical alimentar. Eu e meus filhos comemos de tudo (coisas boas e saudáveis, porcarias industrializadas, pizza e muito chocolate), mas acho que estamos substituindo os sucos naturais em casa e nas lancheiras dos nossos filhos por algo que achamos ser uma boa opção. E não é.

Existem vários sucos hoje em dia em embalagens de vidro e  vendidos em poupa que são ótimas opções. (mais caros, mas vale a pena)

É claro que vamos continuar dando sucos em caixinha para nossos filhos, afinal, quem hoje em dia pode as 7 da manhã todos os dias e preparar uma super vitamina de frutas para o seu filho? Mas não podemos por falta de tempo fechar os olhos e enfiar tanta porcaria nas crianças.

Uma boa opção é mandar um chá ou algo assim e frutas para a criança comer na hora do lanche.

Tenho amigas que não dão 1 brigadeiro para o filho (“não quero que ele coma doce”), ok, mas a quantidade de açucar que ele está ingerindo com esse tipo de suco? Hora de refletir.

Aqui estão algumas reportagens que li sobre o assunto e que podem interessar:

Crescer

G1

UOL

SUPER DUPER

ESTADÃO

Comunicado da ADES sobre o caso: http://www.ades.com.br/imprensa/ades-comunicado-importante

url-1

Captura de Tela 2013-03-18 às 13.17.30

Imagem retirada do blog Super Duper

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Alimentação, Depois, Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s