O que é uma alimentação saudável?

O texto desse blog me fez pensar…existe uma forma certa de alimentar seu filho?Mas afinal o que é certo e o que é errado quando se fala em alimentação saudável?

Eu não sou natureba (longe disso, sou uma comedora compulsiva de pizza!).

Mas tento manter um equilíbrio na alimentação do Theo e da Mel (de 1 ano e 8 meses).

Eles nunca tomaram refrigerantes e me da arrepios quando vejo mães colocando na mamadeira para bebezinhos. (Meus Deus!)

Mas calma! Não sou radical!

Hoje em dia eles comem bolo, pedacinhos de chocolate, batata frita, afinal festinhas infantis aceleram esse processo de guloseimas. Evitar isso é pior. Mas não ofereci enquanto ainda eram realmente bebês. Essa foi uma opção minha. (fiquei mais liberal quando eles completaram 1 ano e meio).

Não tenho problema nenhum em dar um bolo de festa, salgadinhos, batata frita, danoninho, pizza e outras coisinhas para eles. O que eu não faço, é fazer disso um hábito diário.

Eles comem super bem, meu filho troca qualquer coisa por chuchu cozido ou brócolis, por isso não tenho problema em oferecer essas novidades alimentares uma vez ou outra.

Mas eu concordo que quanto mais saudável comer agora, melhor ele vai comer no futuro.  É muito mais fácil ele gostar de espinafre agora, do que com 5 anos.

Por outro lado, o que é certo pra mim não é para outra mãe.

 Tenho amigas super radicais, que não dão nada industrializados, doces e nem suco de caixinha. E pra mim nada melhor do que no final de semana dar uma folga para o liquidificador e oferecer esse suquinho e ainda por cima com um plus…o canudinho!!! E papa Nestlé! Deveria ganhar um prêmio por nos salvar em muitas ocasiões. (e é uma delicia, adoro!)

E tenho amiga que me questionava porque não colocava Nescau nas mamadeiras deles. Mas pra que se eles tomavam bem assim?! Hoje eles já tomam, comecei a dar quando o pediatra indicou o Pediasure e eles gostaram do sabor chocolate, e quando a lata acabou eu ofereci Nescau. (o Theo adora, a Mel prefere o leite puro), mas na época eu nem pensava em dar.

Quando o bebê entra na fase dos sólidos, começa sempre por uma frutinha e não com uma coca cola e um pastel certo? hehe (desculpa pelo exemplo exagerado!)

Então o que vale é o bom senso. Não precisa dar só espinafre, mas também não precisa dar só batata frita.

E eu tenho a impressão que se você vai numa festinha e oferecem coca cola para seu filho, e você fala “ele não toma” já pensam “pobre criança, a mãe megera não deixa o coitadinho tomar coca cola”.

Então resumindo! Vão falar mal de você se der porcarias aos seus filhos ou não!,

Seja a melhor mãe que você pode ser!

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Alimentação

Uma resposta para “O que é uma alimentação saudável?

  1. Paula Frasca

    Nossa Sa, é verdade, seja la oque for que fizermos as pessoas vão comentar e dizer que somos mães desnaturadas kkkkkkkkk. Vc nem imagina os apuros que eu passo com alimentação do Enzo aqui na França. Enquanto vc tem algumas amigas radicais e naturebas eu tenho toda uma sociedade. Aqui não basta comer legume…tem que ser legume cozido no vapor e sem sal!!!! Sabe aquela refogadinha que a gente da com um pouquinho de oleo, cebola e alho…pois é, aqui não existe. Aqui nem suco tem vez. A criança tem que aprender a tomar agua e comer fruta. Em compensação os franceses são viciados em iogurtes, danoninhos, queijinhos, etc. No fundo acho que eles tem razão… é uma alimentação rica e equilibrada mas me poupe tanto moralismo né? Na verdade oque eu não gosto é da ditadura: como se so houvesse um unico jeito de fazer (e sabemos que não bem assim).
    Eu com Enzo sou igual a vc com o Theo e a Melzinha. Uso o bom senso e o coração.
    Beijo
    Paulinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s