Curiosidades sobre gêmeos

Fonte: http://www.vizinhosdeutero.blogspot.com

1) Desde 2007, São Paulo tem uma data para comemorar o Dia dos Gêmeos: 18 de Março!
2) Gêmeos univitelinos (idênticos) possuem sempre o mesmo sexo e representam 1/3 das gestações gemelares.
3) Estudos mostram que mulheres mais velhas, altas e gordinhas tem mais chances de engravidar de múltiplos.
4) O menor número de gêmeos está nos povos orientais e a maior incidência está em algumas tribos da Nigéria.
5) Pesquisa indica que gêmeos se tocam durante a gestação, pelo desejo de se comunicarem.
6) Estudo aponta que os casos gemelares podem ser genéticos, mas não pulam uma geração, necessariamente.
7) A origem do termo ‘siameses’ veio de um fenômeno: Chang e Eng nasceram colados pelo ombro, na Tailândia. Eles casaram, tiveram filhos e permaneceram unidos até o fim. Um faleceu com intervalo de três horas do outro.
8) Pesquisadores concluíram que entre os gêmeos bivitelinos, existe uma alta probabilidade de um deles ser canhoto.

Vizinhos de Útero é o único Portal brasileiro totalmente dedicado aos irmãos gêmeos.

Visite:
http://www.vizinhosdeutero.blogspot.com
Twitter: @vizinhosdeutero

Anúncios

12 Comentários

Arquivado em Gravidez multipla

12 Respostas para “Curiosidades sobre gêmeos

  1. Isso eu nunca tinha ouvido falar: “Pesquisadores concluíram que entre os gêmeos bivitelinos, existe uma alta probabilidade de um deles ser canhoto.” Os teus são canhotos? Pq será?
    Curiosidade, pensando nas perguntas estupidas que a gente ouve por ai: nunca te perguntaram se teu casal é bivitelino? – 😀 – Pq sabe se lá, né? A gente escuta cada coisa!
    bjs.

  2. Eu acho que o Theo é canhoto…mas segundo o pediatra ainda não da para ter certeza, pois eles usam as 2 mãos nessa idade. Mas ele usa muito mais a esquerda para comer primcipalmente…é esperar pra ver! rs
    E sempre perguntam pra mim se são bivitelinos…rs…aff

    Beijos

  3. ana carolina

    Conheci hj o blog e amei. Estou grávida de gêmeos e sei q o blog vai poder me ajudar muito
    Bj

    • Oi Ana Carolina! Parabéns!
      Quando souber o sexo dos bebês me conta!
      Fico feliz que tenha gostado do blog, aqui conto as coisas que fiz certo e as coisas que fiz errado…rs…mas o melhor é a gente aprender juntas o que fazer, afinal não é fácil cuidar de 2 bebês! Sempre que tiver uma boa dica pode me mandar tb! 😉
      Bem vinda ao louco e MARAVILHOSO mundo de mãe de gêmeos.
      Beijos, Samantha

  4. frances

    Ola!! Estou gravida de gemeos e cheia de duvidas!!! Que bom achar um blog para trocarmos idéias!!!

    • Sei como é…hahahahaha

      Eu mesma faria muita coisa diferente do que fiz. Mas a gente só aprende depois!

      Mas vou te dar 3 dicas preciosas:
      1 – durma MUITOOOOOO enquanto eles ainda estão na barriga! hahaha é sério, vc vai lembrar disso! 🙂
      2 – nos primeiros dias em casa, colocar os 2 juntos no mesmo berço, pedir isso na maternidade tb…eles passaram 9 meses juntos na barriga, e vão sentir falta um do outro. E evita colocar eles no seu quarto, deixa eles acostumarem direto no quarto deles.
      3 – não esquentar a mamadeira, deixar sempre temperatura ambiente, isso vai facilitar sua vida! (e vc poderá deixar tudo mais na mão durante a madrugada, vai dormir um pouco mais) E quando vc sair de casa, não precisa ficar pedindo para esquentar! Fiz isso e recomendo!

      Grande beijo e bem vinda e esta corrida e linda vida de mãe de gêmeos!

      • Iris

        Samantha Gravena… sou gêmea e te dou um conselho pela minha própria experiência e pela psicologia de gêmeos, é muito bom sempre promover o contato entre os gêmeos, mas depois tem q ir separando eles aos poucos, não separar totalmente, e sim fazer coisas simples, como um sair com a mãe e o outro com o pai, um fica numa sala outro em outra… por curtos períodos de tempo… porq a principal dificuldade de nós gêmeos é ganhar a nossa individualidade, as pessoas muitas vezes não entendem q nós somos pessoas diferentes, somos duas pessoas, não só uma… e como a minha mãe criou a gente assim sempre muito juntas a gente se sente muuito dependente uma da outra. Uma vez a gente teve q estudar em escolas diferentes já depois de grandes, com 11 anos, e a gente sofreu muuito, choravamos direto, e olha q era só pela manhã q a gente ficava separada, hahahah. Então… pra evitar essa dependência dos filhos de vcs, e consequente sofrimento caso um dia eles tenham q se separar, vcs tem q estimular a independência e individualidade deles desde cedo, e depois quando crescerem mais é bom por cada um em um quarto diferente… também é muito importante por nomes beem diferentes, porq o meu e o da minha irmã é Iris e Isis… e as pessoas confundem direto! poe o nome de uma por exemplo… uma de Natália outra de Amanda, porq isso vai ser bom pra elas. E outra coisa, eviteem ao máximo falar tudo no plural! se um faz uma coisa errada vcs têm q falar: VC! não é VCS! o outro não tem nada a ver… eu amo muuito ser gêmea, mas me dava revolta quando a minha mãe vinha por culpa em mim de uma coisa q eu não, fiz e não adiantava eu dizer q não tinha feito, porq ela continuava falando e dizendo q ninguém mandou eu nascer gêmea… hahahah, eu tenho ótimos pais, e não é culpa deles… é q muitas vezes os pais desconhecem a maneira correta de cuidar de gêmeos, mesmo sendo bons pais…

  5. Aline

    Tenho alguns casos de gemeos identicos na familia, minha e do meu marido…tivemos filhas gemeas. Todos estes gemeos univitelinos são um destro e o outro canhoto, inclusive minhas filhas.
    Bjos

  6. SHARON BITTENCOURT DE SOUZA LEME

    Oi Samantha ,

    Também estou grávida de gêmeos , estou com 18 semanas , e com grandes expectativas para saber o sexo dos pequenos . Já sabemos que são bivitelinos…Detalhe , temos um menino de 8 anos radiante de alegria por ganhar irmãozinhos…Bom saber que as mulheres que passaram por essa experiência sobreviveram e estão aqui para nos dar dicas …hahahaha Bjo

    • Oi Sharon,
      Parabéns pelos bebês. Você vai ter uma ajuda extra para cuidar dos bebezinhos, com certeza o seu filho mais velho vai te ajudar. Meu sobrinho de 8 anos ajuda com o irmãozinho de 2 anos…é claro que ajuda na bagunça também, mas enquanto eles brincam com o irmão mais velho, você vai conseguir fazer algo ou ir ao banheiro.
      Fica tranquila que apesar do trabalhão, nós sobrevivemos e adoramos! hehe
      Beijos e quando tiver novidades venha contar!

  7. Luciana

    Olá Samantha,

    Estou de 8 semanas, e descobri no ultrason dia 09/01/2013, que estou grávida de gêmeos!
    A genética vem da família do meu esposo; os avôs maternos com 3 gestações de gêmeos, e parteno 1 gestação.
    Estamos radiantes e felizes!
    Vou precisar muito de dicas, pois não sou de para quieta rsrs

    Obrigada!!!

  8. Clara

    eu sou gêmea, tenho 15 anos, para falar a verdade ser gêmea não é muito legal, as pessoas vivem trocando nossos nomes e nos confundem, fora as comparações terríveis.
    P.S: Deixem que seus filhos tenham individualidade e escolham por si só as coisas preferidas, não imponham igualdade, eu e a Beatriz sofremos muito com isso porque as pessoas pensam que só porque somos gêmeas temos que ser igual em tudo. Também não escolham nomes tão parecidos, é chato e idiota, o meu é Clara e o dela Beatriz…Bjsssss.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s