Amamentando gêmeos

A amamentação é um momento especial entre bebê e mamãe. Ok.

Mas amamentação de gêmeos é um pouco diferente.

Amamentei durante 3 meses. Se falar que foi fácil é mentira.

Amamentei durante os primeiros meses os 2 de uma vez. Foi o melhor a fazer, pois eles mamavam de 2 em 2 horas, seria impossível amamentar 1 depois o outro.

O tempo era curto. Acaba uma mamada e logo chegava o horário novamente.

Tinha dia que eu tinha a sensação de nem abotoar o sutiã.

Tivemos de adaptar uma almofada(comprada pela internet para amamentar gêmeos) que era para gêmeos mas na verdade não estava dando certo como deveria.

Colocamos uma tábua de madeira para manter firme e não dobrar com o peso dos bebês.

Durante a amamentação senti muitas dores nas costas, pernas e ombros, a posição era muito ruim, tentamos todas as formas. Foi bem tumultuado.

A amamentação em si foi ótima, meus peitos estavam cheios de leite, não sentia dor alguma nos bicos durante a amamentação.

O que era difícil era conseguir uma posição confortável para mim e para os bebês, que conforme iam crescendo, iam ficando mal ajeitados na almofada.

As vezes tínhamos alguns probleminhas de percurso, um dormia mamando, o outro voltava leite ou tinha soluço…nessas horas era uma confusão.

O pai passava a noite em claro comigo, pois amamentar 2 bebês requer muita AJUDA, é impossível fazer sozinha.

Ele acordava comigo de 2 em 2 horas, me ajudava com as almofadas, com os bebês e ficava me dando algo para comer na boca.

No meio da mamada sempre tinha uma troca de fraldas, um ajuste na posição ou mesmo uma crise de soluço, e lá estava o pai para socorrer.

Posso dizer que amamentar os meus pequenos foi um trabalho em equipe, o pai literalmente amamentou comigo.

Na mamada já era possível ver a diferença entre eles.

O Theo pegava forte, mamava com vontade, até meio desesperado algumas vezes.

A Melissa já não sugava tão forte, demorava mais para terminar e quase todas as vezes dormia no meu peito.

Não sei se uma mãe de 1 bebê, consegue imaginar o que é amamentar 2 bebês, da mesma forma que eu não consigo imaginar como faz quem tem trigêmeos.

O fato é que por um lado me sentia orgulhosa por estar amamentando os bebês, o pediatra, meu médico, a enfermeira que me ajudou nos primeiros dias, meu marido, minha mãe, todos estavam orgulhosos de tanto esforço e dedicação.

Principalmente os profissionais, médicos e enfermeiras que sabiam o quanto era complicado fazer o que estávamos fazendo.

Li muitos sites e blogs falando de amamentação de gêmeos, nem sabia, mas fazia parte de uma minoria, pois a maioria das mães de múltiplos, já optam pela mamadeira, pois podem contar com uma ajuda maior.

É claro que não escapei das perguntas inconvenientes, pra variar ouvi coisas engraçadas e outras nem tanto.

As pessoas ADORAM se meter na vida dos outros, isso é fato. Mas no caso de uma mãe de gêmeos, isso ocorre mais vezes.

Coisas que você vai escutar se estiver amamentando gêmeos ou se já amamentou gêmeos:

 – Você os amamenta no peito? É muito importante para os bebês. (só ela sabe disso)

 – Até quando você amamentou? Poxa que pena…só isso? Coitadinhos. (melhor não comentar)

 – Quem amamenta 1 amamenta 2, afinal você tem 2 peitos pra que? (boa pergunta! rs)

 – Por que você não amamenta 1 de cada vez? È muito importante esse contato mãe e filho. (pois é…e que horas eu vou comer?)

 – Poxa…você já não amamenta? Seu leite secou?

 – Você amamentou só 3 meses? Coitadinhos. Vão ser crianças fraquinhas…minha cunhada amamentou até 1 ano e meio. (sua cunhada tinha 1 bebê certo?)

 Gostaria de saber por que as pessoas perguntam para mãe de gêmeos o tempo todo, será que as mães de 1 bebê também são encostadas na parede pela família, por estranhos na pracinha, por amigas?

Gostaria que algumas dessas pessoas, se imaginassem nessa situação antes de criticar ou soltar algum comentário(sem maldade é claro).

O que eu sei é que após quase 3 meses amamentando aos trancos e barrancos, estava exausta.

Amamentava a cada 2 horas, não dormia, não comia, não tomava banho direito, não me arrumava, pentear o cabelo era perder tempo.

 Usava minha meia hora de descanso para tomar banho, fazer xixi, ou comer ou dormir.

Foi uma luta. Perdi cabelos, muito peso ficando anêmica, e o pior de tudo, estava perdendo a paciência. Pode parecer terrível dizer isso, mas minha intenção com esse blog é dizer a verdade.

Quando as 2 horas se passavam, pareciam 5 minutos. E lá estava eu novamente, colocando as almofadas, ajeitando os bebês o tempo todo, com fome, com sono, com dor nas costas e pensando se iria demorar muito.

Conversei com o pediatra, pois não queria e não podia me sentir assim.

Ele então deu um reforço, após as mamadas entramos com um complemento de mamadeira, isso ajudaria no ganho de peso dos bebês e também a mante-los alimentados por mais tempo e manter a mãe menos estressada.

Após 3 meses e meio eles ficaram apenas com as mamadeiras. Agora podia enfim curtir 1 bebê enquanto alguém alimentava o outro. Costumava revezar para não ficar mais tempo com 1 do que com o outro.

Eu tinha um caderninho onde marcava tudo, desde quando amamentava no peito(que bebê mamou em que peito direito ou esquerdo e o horário de início e término) e com a mamadeira(que bebê mamou em que horário, comigo ou ajudante e quantidade).

Alias, recomendo as mães de gêmeos terem essas anotações, pode parecer estranho. Mas isso realmente ajuda a não se perder.

A adaptação do leite em pó e da mamadeira, vou deixar para outro capitulo, pois trocamos diversas vezes a marca do leite e foi difícil encontrar a mamadeira preferida de cada um.

No início sofri com a decisão. É incrível como qualquer mudança ou qualquer comentário a faz pensar como você é uma péssima mãe.

A todo momento que me perguntavam e eu dizia “agora estou entrando com mamadeira”, parecia que via nos olhos das pessoas “BAD MOMMY” rs.

Hoje eu sei que fiz o melhor para eles, amamentei durante o tempo necessário, fui sim uma ótima mãe e principalmente uma mãe zelosa que não pensou na sociedade e sim nos bebês que precisavam ganhar mais peso.

No meu caso a amamentação não foi uma curtição, isso foi realmente uma pena. Adoraria ter curtido um momento especial como mães de 1 bebê faz.

Mas tenho momentos que jamais uma mãe de 1 bebê só vai ter. rs

Se você está amamentando mais de 1 bebê e está com essa sirene “BAD MOMMY” na sua cabeça, fica tranqüila. O importante é você saber o seu limite, conhecer o seu corpo e acima de tudo saber o que é melhor para seus bebês.

Você vai ouvir de tudo. Mas só uma mãe de múltiplos sabe o que realmente acontece durante a amamentação dupla.

Como meu obstetra e meu pediatra, sou 100% favorável a amamentação com leite materno, desde que isso não esteja prejudicando os bebês e a mãe.

Boa sorte! Abaixo fotos de amamentação gemelar e a tal da almofada para ajustar os bebês.http://www.submarino.com.br/produto/30/1706729/baby+pad+gemeos

About these ads

20 Comentários

Arquivado em Depois

20 Respostas para “Amamentando gêmeos

  1. Roseli

    Realmente como as pessoas não mudam, so uma mãe de gemeos sabe, tenho gemeas com 7 meses e ouvi td isso e mais um pouco, mas sabemos o que é melhor para nós… seu blog é lindo, beijos

  2. Sibele

    Adorei seu depoimento! Super realista! Estou amamentando gêmeas, mas pego uma de cada vez. Achei seu blog pq estava procurando uma almofada para amamentar gêmeos, pq realmente do jeito q eu faço demora muito. Seria tudo lindo se elas mamassem 20 minutinhos (q é o tempo médio de sucção efetiva q fazem, o resto é enrolação), mas uma boa mamada dupla aqui não dura menos de 1h, chegando a durar 2h, se eu estiver sem sorte. Mas já vi q a tal almofada não faz milagres e elas já estão com quase 3 meses. Por sorte as minhas fazem intervalos de no mínimo 3 horas, mas no começo penei!

  3. luceli

    Amei seu blog, você me ajudou muito, pois estou gravida de gêmeos e fico me perguntando como vai ser.
    Se vou dar conta, pois vou ficar na minha casa só com uma ajudante durante o dia. e meu esposo trabalha 24 horas seguidas e folga 72horas. sou muito guerreira não desisto fácil.
    Um beijão, darei noticias.

    Luceli medina.

  4. Adoreii! minha mãe era a 1º a me recriminar no começo! dou complemento desdo 15 dias, estava ficando anêmica, ja chegai a dar de mamar 6 horas seguidas, sem comer, sem beber sem ir no banheiro. agora dou peito e complemento. meus bebes ganharam peso, e estão mais saudaveis!
    não recomendo a ngm pare de dar o peito. mais contar com a ajuda do complemento é tudo de bom! bjos

  5. Minhas filhas têm um mês e três dias, amamentei só com o peito 17 dias e elas engordaram super bem, em média 500gr cada, mas eu não estava dando conta de manter esse ritmo e agora complemento com o nan, primeiro elas mamam no peito, uma de cada vez e depois do o nan, elas mamam bem pouco na mamadeira, acredito que o meu leite esteja sustentando bem. Amamentar é muito bom, tanto para o bebe quanto para a mãe, esse contato é maravilhoso e sem contar que ajuda a mamãe emagrecer. Boa sorte para nós abençoadas por ter gêmeos.

  6. Nadia Kelly

    Tenho gemeos de 26 dias e tive que começar hoje com o complemento. Entrei pra procurar justamente algo como seu depoimento pra poder me sentir mais uma ‘bolacha do pacote’. Estava me sentindo péssima achando que não consegui dar o melhor de mim e que poderia ter feito mais, mas juro que tentei, porém é como vc disse, é mto dificil, mto desgastante pra nós.
    Me preparei durante uma semana (foi o tempo que o pediatra me deu pra tentar recuperar o peso perdido pelos meus bebês), tentei o máximo mas eles ficaram na média, o que foi considerado pouco. Então com o coração apertado mas confiante de que é o melhor pra eles e pra mim, vamos lá.
    É mto bom saber que realmente é dificil não só pra mim mais pra tantas outras mães que querem o melhor pros seus filhos e tem onde encontrar testemunhos delas. Poder compartilhar é a melhor forma de nos sentirmos bem, saber que tantas outras passaram pelo mesmo problema e hoje seus filhos estão ótimos, tiveram bons resultados, é um conforto aos nossos corações aflitos.
    Obrigada por compartilhar esta história conosco. Um abraço e felicidades.

  7. Camila C. Gonçalves Blumenau SC

    Amei seu blog, estou de 31 semanas de gêmeos 2 meninos e quero ler todos os seus posts. bjoo

  8. Ana Carolina

    Parabéns pelos teus lindos meninos e pela coragem e generosidade de dividir todas as tuas vivencias aqui no seu blog. Estou grávida de gemeos tb e me sinto muito mais aliviada quando tenho a oportunidade de saber como é com outras mamães. Beijos e boa sorte a todas nós…

  9. Janaina Zuba

    Oi Samantha sou a Janaina Zuba estou entrando na 13 semana de gestação de gêmeos.. É minha primeira gestação e estou muito ansiosa.. Seu blog já me ajuda muito.. Grande beijo da Zuba

  10. Marlene

    Tenho um casal de gemeos de 3 meses, estão lindos e grandes.Desde a maternidade que dou o peito e o complemento, pois não consegui amamentar em simultaneo e por isso eles mamam mais leite artificial do o meu leite. Já fiz de tudo até um relactador Medela comprei… Eles ainda vão mamando peito, mas estão diminuido gradualmente a vontade de pegar no seio. Porque me sinto pessíma mãe, porque não consegui amamentar exclusivemente, procurei algo na net para me ajudar a mudar este estado de espirito… e graças a Deus encontrei o seu blog….Tou me sentindo muito melhor ….Muito obrigada pela mensagem que passaste às mãmães de multiplos pois não é molesa.

  11. Silvia

    Também tenho um casal de gemeos q agora tem 3 meses, e desde a maternidade dou peito & complemento para os 2. Sinto-me sortuda por conseguir dar de mamar até agora. Ninguém deve se sentir mal por não ter leite, pois isso não depende da vontade, amor ou dedicação da mãe. É difícil escapar da cobrança alheia , mas essa é uma cobrança indevida.

  12. Náthally

    Parabéns pelo blog.
    Sou mãe do Joao e Antônio. E é maravilhoso ver o depoimento de cada uma de vcs.
    É incrível ser plural.

  13. Renata Nakano

    Olá meu nome é Renata estou grávida de 10 semanas e quero poder amamentar ao máximo, mas lendo o seu blog me deixa mais esclarecida sobre o que pode vir a acontecer e que realmente não é nenhum pecado, se não conseguirmos amamentar até o sexto mês.

  14. irina santos

    ola meu nome é Irina e tenho um casal de gemeos, eles ja têm 3 meses e ainda bebem leite materno porque tenho uma bomba para tirar leite, caso contrario seria impossivel dar mama aos dois. mas tenho que ter sempre suplemento no caso de nao tirar leito suficiente por nao ter tempo ou por outro motivo quaquer. sol quem é mae de gemeos é que sabe dar o valor e nao ligar ao que as outras pessoas dizem.

  15. Bom dia, estou grávida de 5 meses de um casal de gêmeos, estava procurando almofadas para amamentação e conheci seu blog. Li todos os depoimentos e já sei que irei passar por momentos difíceis… Mas também não desisto fácil, sei que vou tentar ao máximo amamentá-los no seio ao mesmo tempo, porém quero o melhor para nós três, então…vai depender de como vamos lidar com essa situação…bjos

  16. Aline Cruz

    Ola meninas, estou gravida de 33 semanas de um casal de gemeos, e pra mim tbm eh muito importante ter uma ideia d como sera essa batalha. =D

    • Oi Aline!
      Não vou te enganar hahaha
      Nos primeiros meses é o amior perregue, aceite toda ajuda que oferecerem.
      Mas depois é a coisa mais deliciosa do mundo, fomos escolhidas por uma razão, somos especiais <3
      Boa sorte e mande noticias!

  17. Raquel

    Amei seu texto. Tenho duas meninas e infelizmente não consegui continuar a amamentação. Desde o inicio elas tomavam LA, com o tempo foram recusando o seio, meu leite foi diminuindo e pra mim estava extremamente cansativo! Muito desgastante mesmo mas as pessoas nos fazem acreditar que somos péssimas mães e realmente olham com um olhar de julgamento negativo! É horrível isso! Até uma ansiedade me gerou td isso mas foi muito bom ler seu depoimento! ;)

  18. cristiane ferreira

    Descordo do comentario acima. Tenho gemeos e amamento de duas em duas horas dou separada para elas estao de quatro meses e. eu me viro SOZINHA tevo no pediatra dou banho troco amamento, cozinho mianhas refeçoes,ageito a casa. Tenho muita paciencia com elas. Só tenhp a agradecer. Ha sabe como saio com elas uma no bebe conforto e a outra no canguru..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s